BWD NA EXECUTIVE DIGEST NOV 2020 – TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

A CRISE COVID-19 CONSTITUI UM PERÍODO DE CONSTRUÇÃO E INOVAÇÃO SUBSTANCIAIS. MAS, PARA A BWD, É FUNDAMENTAL NÃO ATACAR DE FORMA PRECIPITADA O TEMA, NUMA CÓPIA SIMPLISTA DE FERRAMENTAS SEM CRIAR UMA EFECTIVA ESTRATÉGIA PARA O DIGITAL DEVIDAMENTE ADAPTADA À EMPRESA, ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS, CULTURA E ESPECIFICIDADES DO NEGÓCIO

A bwd nasceu para apoiar as organizações na digitalização da sua actividade. Este inves­timento iniciou-se já há algum tempo por parte de muitas organizações, mas tomou uma nova dinâmica nos anos mais recentes. Os extraordinários constrangimentos e impera­tivos provocados pela crise COVID-19 colocaram às empresas desafios que nunca poderiam ter previsto e que vieram despertar muitas organizações para a necessidade de dar prioridade à implementação de soluções de digitalização.

Assim, mesmo sem possuírem uma estratégia defi­nida para a digitalização do negócio, muitos tiveram que inovar em novas capacidades para conseguirem de imediato dar resposta a, por exemplo:

  1. Operação em modo remoto;
  2. Lançamento de novos produtos em questão de dias;
  3. Ligação virtual aos clientes.

Isto significa que a verdadei­ra Transformação Digital é um processo contínuo, incorporando acções visando diferentes áreas da organização:

  1. A forma como os colaboradores gerem documentos e informações;
  2. A automatização de fluxos de trabalho dentro do escritório;
  3. A optimização e a transforma­ção de processos organizacionais mais amplos.

A verdadeira Transformação Digital ocorre à medida que os pro­cessos de negócio são optimizados e digitalizados entre departamentos e em toda a organização.

As competências que são neces­sárias para transformar verdadei­ramente a todos os níveis estão ligadas, tanto dentro da organi­zação como nos fornecedores de soluções. Quando as organizações atingem este nível de competência quer internamente, quer através dos seus parceiros, podem real­mente repensar e revolucionar os próprios processos e transformar a organização com sucesso.

A intervenção da bwd, enquanto parceira para a transformação digital, pauta-se pela sua capa­cidade de apoiar os seus clientes na abordagem a áreas chave das suas empresas, tais como as áreas de: 1) Experiência do cliente; e 2) Processos operacionais.

1. Transformação da experiência do cliente. As ferramentas digitais ajudam decisivamente a construir capacidade de análise para enten­der os clientes com maior detalhe. Permitem mais facilmente implementar soluções para integrar dados de compra de clientes, potenciando vendas e criando um atendimento ao cliente mais personalizado.

O atendimento ao cliente pode ser melhorado signifi­cativamente através de iniciativas digitais, quer através da criação de canais digitais para interagir, ajudando os clientes nas suas acções de compra, quer através da combinação de lojas físicas e portais digitais, para pro­porcionar uma experiência integrada. Não obstante, os serviços multicanais exigem visão e implementação de mudanças entre a experiência do cliente e os processos operacionais internos.

2. Transformação de processos operacionais. Embora a transformação das experiências de clientes seja a mais visível – e indiscutivelmente a mais emocionante – área de transformação digital, as empresas estão também a perce­ber benefícios muito fortes da transformação de processos internos através da sua digitalização, da capacitação dos trabalhadores e da gestão do desempenho.

  • Digitalização de processos. A sua automatização permite às empresas reorientar as suas pessoas para tarefas mais estratégicas. Também cria fluxos de dados que permitem a automatização de processos colaborativos.
  • Capacitação do colaborador. As ferramentas que virtua-lizam o trabalho individual, enquanto implementadas por razões de redução de custo, tornaram-se poderosos facilitadores para a partilha de conhecimento. Os vendedores e os colaboradores da linha da frente, por exemplo, começam a beneficiar de ferramentas colaborativas em que podem obter dados em tempo real. Por outro lado, a empresa ga­rante a toda a equipa o acesso a uma visão única e global das interacções da empresa com cada cliente.
  • Gestão de performance. Os sistemas digitais fornecem aos gestores informações mais profundas e actualizadas sobre a actividade – vendas, clientes, produção, serviços, fornecedores, etc.

A bwd considera que a transformação digital requer uma liderança forte para impulsionar a mudança. Mas também requer uma visão para que partes da empresa saibam o que transformar e como.A longa experiência da bwd em transformação digital tem como ponto de partida o respeito e potencialização das diferenças que suportam o valor diferencial de cada organização, essenciais para uma jornada – Best Way Digital – de sucesso.